Você já parou para pensar sobre o quanto um automóvel pode ser poluidor?! O veículo movido a diesel é o principal vilão na emissão de fumaça preta e por isso trazemos neste artigo uma discussão sobre qual aparelho de controle de emissão é mais funcional: a escala ringelmann ou opacímetro?
O controle da emissão de poluentes é um tema muito importante e já tratamos sobre ele aqui no blog.
E como os veículos movidos a diesel emitem muita fumaça preta, empresas que utilizam transporte de carga ou passageiro devem garantir que esse transporte respeite os limites de emissão estabelecidos pela legislação brasileira.
O que é Escala Ringelmann?
Uma importante ferramenta para a fiscalização, principalmente no que se refere a emissão da fumaça preta, é a conhecida Escala Ringelmann.
Mencionada nas duas principais normas federais (Portaria MINTER 100/80 e Portaria IBAMA 85/96), ela estabelece os padrões de emissão de poluentes aceitáveis para veículos movidos a diesel.
Criada em 1890 pelo Engenheiro Francês de nome Maximilian Ringelmann, podemos dizer que a Escala Ringelmann é uma forma de medição simplória:
Um lâmina de papel circular dividida em cinco partes, cada uma com uma tonalidade de cinza, progressivamente mais escuras (padrões).
Ao aproximar esta lâmina da fumaça emitida pelo veículo, deve-se comparar sua cor com 1 das suas 5 tonalidades, e assim determinar o seu padrão.
O que é Opacímetro?
Anos se passaram desde a criação da Escala Ringelmann e uma nova ferramenta de medição de emissão de fumaça preta, mais precisa e exata, foi criada: o Opacímetro.
O aparelho portátil é composto basicamente por um banco óptico e uma sonda realiza a medição da quantidade de material particulado, tornando sua precisão superior à da Escala Ringelmann.
No entanto, as normas federais, assim como muitas normas estaduais, se referem expressamente à Escala Ringelmann, sem fazer nenhuma menção ao opacímetro.
E muitas vezes isso se deve à data de criação das normativas, como as duas portarias citadas acima, quando o opacímetro sequer existia.
Mas qual utilizar: Escala Ringelmann ou Opacímetro?
Sendo assim, devo abrir mão de um aparelho mais tecnológico e preciso, o opacímetro, somente porque a lei menciona outra forma de medição?
Não!
Visando mais qualidade e exatidão no controle de emissão de poluentes (fumaça preta) de veículos movidos a diesel, o opacímetro é sim o aparelho mais indicado.
Mas vale ressaltar que não havendo exigência expressa em norma da utilização do opacímetro, seu uso será opcional.
E foi exatamente nesse sentido que obtivemos uma resposta do IBAMA:
Ao contatar o órgão para verificar se testes realizados por meio do Opacímetro podem substituir testes realizados pela Escala Ringelmann, uma vez que aquele equipamento é mais eficaz do que a escala, nos responderam que o Opacímetro não só pode ser utilizado para a medição de fumaça preta, “como deve”.
Portanto, mesmo que não seja exigida expressamente por norma legal (apenas em alguns estados), a adoção do Opacímetro sobre a Escala Ringelmann é altamente recomendável.
Dessa forma, fica a critério da empresa obrigada a realizar medição de fumaça preta de seus veículos, escolher qual método irá utilizar.
E quanto aos terceiros? Não preciso me preocupar, certo?
Errado.
Toda empresa que contrate serviços de transporte de carga ou de passageiro é corresponsável pela correta manutenção desses veículos contratados.
Dessa forma, ainda que sua organização não possua veículos ou equipamentos próprios, mas alugue ou terceirize, sua empresa deve realizar o monitoramento ou cobrar que ele seja feito pela contratada.
De toda forma, ainda que o monitoramento seja feito pela contratada, recomendamos que a sua empresa cheque novamente de maneira amostral.
*Por Felipe Lafetá e Tatyanne Werneck